Pesquisar no blog (Google)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atlético-GO e Itumbiara ficam no empate em jogo cheio de alternativas Equipes criaram muitas oportunidades e ficaram no 1 a 1, no Serra Dourada. Dragão se manteve na vice-liderança, enquanto Gigante segue no G-4

Atlético-GO e Itumbiara fizeram um emocionante jogo pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Goiano. O empate por 1 a 1 traduziu o equilíbrio em campo, mas não a quantidade de oportunidades que cada equipe teve. O Dragão foi superior no primeiro tempo, criou mais chances, mas cedeu espaços para o contra-ataque do adversário, sobretudo por causa da expulsão de Gilson no início do segundo tempo. Com o resultado, o Rubro-Negro chega aos 19 pontos e se mantém na vice-liderança. O Ticolor da Fronteira completou o sexto jogo seguido sem vitória, mas segue na quarta colocação, com 13 pontos, beneficiado pelos resultados dos concorrentes diretos. O goleiro Márcio completou 300 jogos pelo Dragão.

 Apesar do forte calor, que obrigou o árbitro André Luiz Castro a promover uma parada técnica no meio do primeiro tempo, as duas equipes fizeram um jogo bastante movimentado. Desfalcado no meio-campo, o Atlético-GO foi bastante incisivo pelo lado esquerdo, com o lateral Paulinho e com Ernandes, que atuou na meia. As primeiras oportunidades surgiram aos 11 minutos. Após cruzamento de Paulinho, Marcão ajeitou para William, que não dominou.

 Logo em seguida, Erick Flores vacilou na intermediária de defesa, Joilson recuperou a bola e lançou Marcão. O atacante invadiu a área pelo lado esquerdo, com liberdade, mas finalizou fraco, em cima de Marcelo Pitol. O Gigante esperava as ações do time da casa para tentar surpreender nos contra-ataques. A primeira chance surgiu aos 16 minutos, quando Marcinho rolou para Schwenck. Gabriel se esticou para evitar o gol do Tricolor.

 A ideia de Hélio dos Anjos era distribuir as jogadas com Joilson e Rafael Cruz pela direita, Ernandes e Paulinho pela esquerda. Porém, o Rubro-Negro forçava apenas pela ponta canhota, o que deixava Rafael Cruz isolado. Aos 18, após bela troca de passes, Marcão fez o pivô e rolou para Joilson. O meia serviu Ernandes, que chutou no travessão.

 A dupla formada por Paulinho e Ernandes era tão incômoda, que poucos minutos depois o meia quase marcou de cabeça. Confuso na marcação, o Itumbiara permitia com que o rival fosse muito perigoso. Mas o trunfo do Gigante estava no gol. Marcelo Pitol fazia grande partida e observava de longe as poucas investidas de Lins w Schwenck.
Marcão e Edson Borges disputam a bola no Serra Dourada (Foto: Zuhair Mohamad / O Popular)

 Na primeira boa participação de Rafael Cruz, o lateral-direito precisou ir ao meio-campo para tirar tinta da trave. De pé em pé, a bola passou por Paulinho, Ernandes e Joilson, até chegar ao lateral na intermediária de ataque. Após chute rasteiro e preciso, Rafael Cruz viu Marcelo Pitol tirar com a ponta dos dedos mais uma oportunidade rubro-negra.

Castigo

 O Itumbiara não vencia há cinco rodadas pelo Campeonato Goiano. Mesmo com jogadores renomados, o Gigante não conseguiu se entrosar como o esperado. Porém, o talento individual poderia fazer a diferença. Aos 35, Wagner Diniz foi lançado em velocidade, sua principal característica. O jogador foi derrubado por Paulinho dentro da grande área e o pênalti foi assinalado. Schwenck, com categoria, bateu no ângulo e abriu o placar: Itumbiara 1 a 0.

 A desvantagem no placar não mudou a maneira de atuar do Atlético-GO. Antes mesmo do apito de André Luiz Castro no fim do primeiro tempo, o Dragão só não empatou a partida por causa da bela atuação do goleiro adversário. Aos 41, Marcão encarou a marcação de Preto, levou vantagem e chutou no canto. Pitol rebateu para escanteio. Aos 46, Joilson deu passe milimétrico para Gilson após cobrança de escanteio. Livre e em condição legal, o zagueiro dominou mal e perdeu grande oportunidade.

 Os dois times tiveram 15 minutos de intervalo, mas na volta ao gramado o que se viu foi o mesmo. Em apenas cinco minutos, Marcão perdeu grandes oportunidades, Marcelo Pitol fez mais milagres e Gilson recebeu o segundo cartão amarelo, o que afetou os planos de Hélio dos Anjos. O treinador atleticano havia substituído Joilson por Diogo Campos e em seguida foi obrigado a trocar William por Paulo Henrique para recompor o sistema defensivo. Com um jogador a menos, o time da casa continuou pressionando.

Água mole em pedra dura...
saiba mais
Confira a classificação do Estadual

 De tanto insistir e batalhar pelo gol de empate, o Atlético-GO conseguiu vazar o competente Marcelo Pitol aos 14 minutos. Curiosamente, o gol teve participação de Paulo Henrique, que acabara de entrar em campo. Após escanteio cobrado por Paulinho, o zagueiro cabeceou em cima de Chiquinho. No rebote, Marcão, artilheiro do time na temporada, fez o seu sexto gol no campeonato, 1 a 1.

 À medida que os minutos seguintes passaram, o jogo ficou mais aberto e emocionante. Com dez jogadores em campo, o Dragão buscava a vitória, mas cedia espaço ao rival. Rafael Cruz conseguiu boa jogada individual aos 21 minutos. O lateral fintou para o lado esquerdo e chutou de canhota, com perigo. Aos 29, Paulo Henrique protagonizou um lance incrível. Após cruzamento rasteiro de Erick Flores, o zagueiro deu um carrinho e acertou o próprio travessão. No rebote, Túlio Souza, que fez sua estreia com a camisa tricolor, não aproveitou.

 No fim do jogo, o meia Adriano Pimenta, que havia entrado no lugar de Ernandes, ainda teve que deixar o gramado após sofrer uma lesão no joelho. Como já havia feito as três substituições, o Dragão ficou com dois homens a menos em campo. Atlético-GO e Itumbiara voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, em Itumbiara, pela primeira rodada do returno.
 Atlético-GO 1 x 1 Itumbiara Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Gabriel e Paulinho; Pituca, Fernando Bob, Joilson (Diogo Campos) e Ernandes (Adriano Pimenta); Marcão e William (Paulo Henrique).     Marcelo Pitol; Wagner Diniz, Preto, Edson Borges e Chiquinho; Zé Luís, Gleidson (Paraná), Erick Flores (Landu) e Marcinho (Túlio Souza); Lins e Schwenck.
Técnico: Hélio dos Anjos    Técnico: Márcio Bittencourt
Gols: Marcão (Atlético-GO); Schwenck (Itumbiara)
Cartões Amarelos: Schwenck e Gleidson (Itumbiara)
Cartão Vermelho: Gilson (Atlético-GO)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Competição: Campeonato Goiano. Árbitro: André Luiz Castro. Assistentes: Édson Antônio e Leone Carvalho. Público: 3.029 pagantes. Renda: R$ 50.364,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário