Pesquisar no blog (Google)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ronaldo, sobre o Barça: 'Quando ganhamos lá dentro foi inesquecível'


Um dos poucos jogadores na história a terem construído uma carreira vitoriosa tanto no Barcelona como no Real Madrid, Ronaldo Fenômeno pode falar com propriedade sobre o clássico. Afinal, não foram poucas as vezes em que o maior artilheiro de todas as Copas entrou em campo em duelos entre os maiores rivais do futebol espanhol. Mesmo aposentado, ele não deixa de acompanhar as partidas e mantém vivas as lembranças sobre jogos tão especiais. Nesta quarta, data de novo confronto entre as equipes no Camp Nou, ele se recorda de atuações inesquecíveis no estádio.
A mais especial foi pelo clube merengue. O Fenômeno não poderia deixar de lembrar da histórica vitória por 2 a 1 sobre o grande rival no Camp Nou - fato que não ocorria há 17 anos. Os gols do Real foram todos brasileiros: o primeiro de Roberto Carlos e o segundo de R9. Kluivert diminuiu. Mas a primeira delas foi com a camisa do Barcelona. Em maio de 1997, Ronaldo, consagrando-se após temporada em que foi artilheiro do Espanhol, com 34 gols, deu a vitória culé  sobre o rival em partida válida pela Liga. Na ocasião, Guardiola, hoje técnico do Barça, era companheiro de Ronaldo, assim como outros craques como Luis Figo e Hristo Stoichkov. Outro detalhe curioso: o treinador do Real Madrid, José Mourinho, trabalhava no Barça, como auxiliar de Bobby Robson.
- Real Madrid e Barcelona foi o meu primeiro grande clássico na Europa. Pelo Real, meu momento inesquecível foi quando ganhamos do Barcelona depois de 17 anos lá dentro da casa deles. Foi inesquecível - disse ao GLOBOESPORTE.COM.
ronaldo real madrid puyol thiago motta barcelona 06/12/2003 (Foto: Agência Getty Images)Ronaldo arranca para dar a vitória ao Real sobre o Barcelona em 2003 (Foto: Agência Getty Images)
Com o uniforme e as chuteiras dando lugar ao terno e aos sapatos, atualmente Ronaldo atua como empresário da agência 9ine e membro/conselheiro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, e pode viver somente o lado de espectador do clássico. E, apesar de já ter declarado inúmeras vezes que é torcedor do Real Madrid, acredita que o clube merengue vai ter que suar a camisa para tentar quebrar o tabu de quatro anos sem vencer o rival na Catalunha.
- É muito difícil ganhar do Barcelona atualmente. Até mesmo para um time repleto de grandes jogadores como o Real. Todos precisam estar num grande dia e muito focados, mas desta forma o Real tem total condição de quebrar essa seqüência - completou.
Os números de Ronaldo em ambos os clubes são impressionantes. O Fenômeno marcou 47 gols em 49 partidas com a camisa do Barça, em sua única temporada no clube, a 1996-1997, quando conquistou os títulos da Supercopa da Espanha, Copa do Rei e Recopa Europeia. Pelo Real, foram cinco anos: de 2002 a 2007, com 104 tentos em 177 partidas, além de dois títulos Espanhóis e uma Supercopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário