Pesquisar no blog (Google)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Artilheiro do Brasil em 2012, atacante do Horizonte-CE tem apelido curioso

André Cassaco já marcou quatro gols na temporada (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)De Pernambuco ao Ceará, o gambá é conhecido - principalmente no interior do Nordeste - como cassaco. O bicho, que carrega os filhotes na bolsa marsupial, tem aparência de um rato e tem hábitos noturnos. É um animal lento e que não vive em grupos. Apenas na época de acasalamento a fêmea se junta ao macho. Esta espécie, encontrada em diversas partes do Brasil, embora com outras denominações, emprestou seu nome ao atual artilheiro do país. André Cassaco, atacante do Horizonte-CE, marcou quatro gols nas duas primeiras rodadas do Campeonato Cearense e lidera o Prêmio Friedenreich ao lado de Rafael Paty, do Cametá-PA.
- Sou cassaco, mas não sou fedorento. Tem que ser cheiroso e higiênico, se não a mulher não aguenta - brinca o jogador, enquanto mostra seus produtos de higiene pessoal que leva na mala para a concentração antes das partidas.
André Luiz hoje tem 23 anos, mas foi rebatizado de 'Cassaco' ainda na infância. A história, se não fosse inventada, poderia até render um belo filme para crianças.
- Eu estava brincando na rua. Tinha uns 4 anos. Morava mais no interior ainda com a minha avó. Aí tinha uns meninos batendo e machucando dois cassacos que eles encontraram. Eu fui lá e defendi os cassacos e depois trouxe pra casa pra ficar cuidando deles - relembra André.
O difícil começo
A galera me chamava de Tiririca porque eu tinha um bigode feio"
André Cassaco
O episódio ficou na memória do pequeno André. Ele cresceu e resolveu ser jogador de futebol. Mas não foi muito simples. A mãe ganhava apenas um salário mínimo. Morando em Horizonte, a 42 quilômetros de Fortaleza, ele precisava de dinheiro para ir fazer testes nas categorias de base dos clubes da Capital.
André escolheu tentar ser jogador do Ceará, seu time de coração. A primeira tentativa foi frustrada. Ele tinha dificuldades, pois o dinheiro só dava para o transporte. Então, ele treinava com fome.
- Eu tenho muito que agradecer a minha mãe, que me apoiou no início. Eu quis desistir do meu sonho, mas ela foi quem me segurou e disse que eu podia chegar lá. A dura rotina que eu tinha no começo, só agora estou começando a colher - afirma o jogador do Horizonte-CE.
Passadas as primeiras dificuldades, André ficou treinando nas categorias do Ceará, onde fez diversos amigos. Em 2006, fazia parte do time oficial de Juniores. Lá, ganhou um outro apelido.
- A galera me chamava de Tiririca porque eu tinha um bigode feio - se diverte Cassaco ao rever a fotografia.
André Cassaco é o primeiro agachado, da esquerda para a direita. (Foto: Arquivo Pessoal/André Cassaco)André Cassaco é o primeiro agachado, da esquerda para a direita. (Foto: Arquivo Pessoal/André Cassaco)
A caminhada
A fase Tiririca ficou para trás. Apesar de Alvinegro, André Cassaco não teve chances concretas no time principal e teve que buscar outros caminhos. Em 2008, disputou o Campeonato Cearense pelo Quixadá-CE. Depois disso, foi disputar a Série C pelo Horizonte no mesmo ano. De lá para cá, sempre teve ligações com o Galo do Tabuleiro, como é chamado a equipe do Horizonte.
Mas Cassaco não ficou apenas no estado do Ceará. Nesse tempo, também esteve emprestado ao Cascavel-PR e no Novo Hamburgo-RS onde atuou no Gauchão 2011 e ganhou destaque.
- O pessoal lá do Novo Hamburgo queria que eu voltasse pra disputar o Gauchão esse ano lá, mas aqui em Horizonte ninguém quer me soltar não - declara Cassaco.
Colhendo os frutos
A escolha em 2012 foi permanecer no Horizonte. André Cassaco já havia sido artilheiro do time na Taça Fares Lopes em 2011 com 8 gols. A nova temporada começou com o pé direito. O atacante marcou um gol na vitória de 3 a 0 do Galo sobre o Ferroviário na estreia. Na 2ª rodada, fez logo os três na vitória de 3 a 2 sobre o Crateús. A meta para o Estadual é ambiciosa: 15 gols.
- Se eu alcançar essa meta, acho que posso ajudar muito o Horizonte. Vai ser difícil manter a média de gols, mas a gente espera ir bem até o final do Campeonato - diz o atacante.
André Cassaco (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)André Cassaco durante a estreia no Campeonato Cearense (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)
Além do Campeonato Cearense, o Horizonte-CE disputa ainda a Copa do Brasil. Dia 7 de março é a estreia do time cearense contra o América-RN. Em 2011, o Galo do Tabuleiro apareceu para todo o país após chegar até as oitavas-de-final da competição e enfrentar o Flamengo. Na oportunidade, André Cassaco tinha acabado de retornar ao Horizonte-CE e ainda foi reserva de Siloé no jogo no Engenhão.
Assim como Siloé despontou em 2011, André Cassaco pensa em seguir um destino semelhante. Siloé, depois da Copa do Brasil, foi emprestado ao Internacional e, hoje, disputa o Campeonato Pernambucano defendendo o Náutico. Para o treinador Roberto Carlos, amigo e quase vizinho de André, o atacante pode sim chegar muito longe.
- São dois jogadores com características diferentes. Siloé é mais trombador, com ótima finalização. O André é muito mais de velocidade, driblador. O ideal pra mim é que eu pudesse ter os dois na mesma equipe. Mas eu tenho certeza que este pode ser o ano do André, assim como eu espero que seja o ano do Horizonte - analisa o técnico.
Dividindo os sonhos
Roberto Carlos é quase vizinho de André Cassaco. Segundo o atacante, os dois gostam de jogar baralho no sítio do presidente do clube Paulo Wágner ou até mesmo na pracinha de Queimadas, um pequeno distrito a 5 quilômetros de Horizonte, onde eles moram. Além de Roberto, o primo de Cassaco, o também jogador do Horizonte-CE, Mateus, é parceiro do atleta.
No pequeno distrito de Queimadas, a vida é tranquila. Nas ruas, os amigos todos conhecem André Cassaco e acompanham a carreira do jogador. Ele gosta de aproveitar o tempo livre para tomar banho no rio, jogar uma sinuca e jogar muito video game. Quando bate uma bolinha com os amigos, todo mundo quer marcar o Cassaco.
- Quando eles conseguem me marcar é uma alegria danada. Aí eles ficam tirando onda comigo - declara o jogador.
André Cassaco jogando sinuca com os vizinhos (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)André Cassaco jogando sinuca com os vizinhos (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)
Em casa, também tem video game, mas André prefere ficar com a filha Lara, de 2 anos.
- Essa dá uma canseira grande - diverte-se Cassaco.
As pessoas tentam mudar meu nome, mas não adianta. É André Cassaco."
André Cassaco
Durante a entrevista ao GLOBOESPORTE.COM/CE, Larinha, ao contrário, ficou quieta. André mora com a esposa, a filha, a irmã e a mãe. A casa está sendo reformada, mas o jogador já está construindo uma outra na vizinhança para morar com a esposa e a filha. Além disso, o dinheiro conquistado também já deu para comprar outras duas casinhas, que ele mantém alugadas, e um terreno mais perto do rio, onde gosta de tomar banho.
- Eu admiro muito o André por tudo o que ele conquistou. Ele tem muita força de vontade e merece chegar ainda mais longe no futebol - afirma a esposa Lana.
André Cassaco, ex-Luiz, espera continuar crescendo - como atleta e como pai de família. Os cassacos que ele salvou na infância ajudaram não só a o rebatizar, mas também o deram sorte e sucesso.
- As pessoas tentam mudar meu nome, me colocar e escalar como André Luiz, mas eu não quero não. É André Cassaco - ressalta o atacante.
A tese é defendida por quem o aponta como a promessa de ser artilheiro do Brasil este ano.
- Esse cassaco no nome dele é um amuleto. Então, enquanto estiver dando sorte pra ele e pra gente, fica tudo do jeito que tá - diz Roberto Carlos.
André Cassaco, em casa, com a esposa e a filha (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)André Cassaco, em casa, com a esposa e a filha (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário