Nas diferentes modalidades esportivas, rankings são organizados para classificar os competidores ao longo de vários campeonatos ou torneios. Os critérios variam conforme o esporte, o país, a época, entre outros quesitos - mas, ainda que sua aplicação seja sempre discutível, todo ranking busca sua legitimação em pressupostos objetivos.
Há basicamente dois tipos de rankings: os históricos e os de momento. Rankings históricos são cumulativos, e buscam classificar os competidores somando pontos em toda a história da competição. Rankings de momento referem-se apenas aos pontos conquistados pelos competidores num período recente, em geral os últimos 12 meses.
Rankings históricos do futebol brasileiro
O ranking de pontos
Até 2002, a CBF utilizava como ranking histórico para os clubes de futebol brasileiros o chamado Ranking de Pontos, que simplesmente somava os pontos ganhos pelos clubes em todas as edições do Campeonato Brasileiro de Futebol.Apesar da vantagem da simplicidade, este ranking tinha um problema grave: em seus 36 anos de história, o Campeonato Brasileiro de Futebol variou imensamente de tamanho e, portanto, de número de jogos. Por exemplo, em 1979, alguns times disputaram menos de dez jogos e chegaram às semifinais, ao passo que outros jogaram 19 jogos (conquistando muito mais pontos) e não atingiram a mesma fase.
Além disso, a própria contagem de pontos variou ao longo do tempo: cada vitória valia dois pontos até 1994 e, por determinação da Fifa, passou a valer três pontos a partir de 1995. Nos campeonatos de 1975 a 1978, vitórias por dois ou mais gols de diferença davam pontos extras ao vencedor. Assim como nestes, outras edições tiveram outras características. (Para mais detalhes, veja o artigo Campeonato Brasileiro de Futebol.)
O ranking de colocações
Para contornar estes problemas, a revista Placar instituiu no final dos anos 1980 o Ranking de Colocações, que consiste em dar sempre dez pontos para o campeão, nove pontos para o vice e assim sucessivamente até o décimo colocado em cada campeonato, que recebe um ponto.Este critério resolve o problema das disparidades históricas entre os campeonatos, mas desconsidera outras competições, como a Copa do Brasil, que existe desde 1989, além da Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968 e do Robertão (1967-1970), que foi o embrião do Campeonato Brasileiro.
Outros rankings
Mais recentemente, outros órgãos de imprensa criaram outros rankings, em geral considerando não apenas as competições nacionais mas também as internacionais e, num movimento contrário, igualmente as competições estaduais e regionais.Estes rankings são sem dúvida mais abrangentes, mas geram o problema da crescente subjetividade: como criar pontuações comparativamente justas entre diferentes competições, de âmbitos diferentes, em épocas diferentes?
O novo Ranking da CBF
Pressupostos
Em 2003, a CBF propôs a criação de um novo ranking histórico do futebol brasileiro, partindo dos seguintes pressupostos:- Considerar apenas as competições nacionais organizadas pela própria CBF;
- Dar pontos para todos os clubes que participam das competições de cada ano;
- Dar mais pontos para as equipes melhor colocadas nas competições mais importantes.
Convenção de pontos
A partir daí, criou-se uma "convenção de pontos" que funciona da seguinte maneira:Campeonato Brasileiro
A cada ano, são conferidos 60 pontos ao Campeão Brasileiro e, de forma aritmética, pontuações cada vez menores para os demais competidores: 59 para o vice-campeão, 58 para o 3º lugar, etc., até o 20º lugar, que recebe 41 pontos; a partir do 21º lugar, há um "degrau", e todos os clubes recebem os mesmos 4 pontos, independentemente do número de competidores no Campeonato daquele ano.Séries B e C
O mesmo vale para a Série B: o 1º lugar recebe 40 pontos, o 2º lugar recebe 39 pontos, etc, até o 20º lugar, que faz jus a 21 pontos; a partir do 21º lugar, apenas 2 pontos.Na Série C, o 1º lugar faz 20 pontos, o 2º faz 19 pontos, etc, e do 20º lugar em diante todos os clubes fazem 1 ponto.
Copa do Brasil
Ao mesmo tempo, a Copa do Brasil dá 30 pontos ao seu vencedor e pontuações cada vez menores aos demais concorrentes, porém de forma geométrica: 20 pontos para o 2º lugar, 10 pontos para os semifinalistas, 5 para os que chegam às quartas de finais, 3 para os eliminados nas oitavas, 2 para os clubes da segunda fase e 1 para os da primeira fase.Mudanças em 2009 a Série D
Aparentemente, a partir de 2009, com a criação da Série D, a CBF alterou os critérios de pontuação da Série C. Pelos novos critérios, os clubes classificados a partir do 10º lugar na Série C receberiam apenas 1 ponto. Na Série D, o 1º lugar faz 10 pontos, o 2º faz 9 pontos, até o 10º lugar, que juntamente com todos os demais clubes fazem 1 ponto. Isso é o que se pode deduzir pelo novo ranking divulgado em dezembro de 2009. Mas estes novos critérios não foram divulgados pela CBF.Exceções
1. Além da inconsistência na pontuação entre campeonato e copa, a CBF não inclui a pontuação da Copa João Havelange de 2000. Isso porque apesar de reconhecer a legimitidade desse campeonato, considera que para efeitos estatísticos o campeonato não pode ser usado no ranking, pois não o organizou; e, essencialmente, o ranking CBF só tem o objetivo de determinar os participantes da Copa do Brasil do ano seguinte (o que explica que muitos assumem erradamente o ranking ao pé da letra).2. Do mesmo modo, no caso da Copa União de 1987, a CBF atribuiu o 3º e 4º lugar aos campeões do módulo verde (apesar de terem dado WO), mas não se sabe como foi estabelecida a classificação final dos 20 participantes dos dois módulos. Por indução, estima-se que, de maneira inconsistente, a CBF realmente considerou o módulo amarelo como uma segunda divisão para efeitos puramente estatísticos.
3. Finalmente, o critério histórico de classificação final do Campeonato Brasileiro desde 1971 é passível de crítica devido a uma interpretação errônea do regulamento da CBF por ela própria. Com efeito, em partidas de mata-mata, frequentemente o critério de desempate era o restrospecto na competição. Esse critério foi estendido à classificação final mesmo sem qualquer menção específica no regulamento, entre equipes que não puderam se defrontar. Assim sendo, uma equipe podia entrar em oitavas-de-final e perder uma semifinal ou teoricamente até uma final e se classificar abaixo da 9ª colocação.
4. Times eliminados na mesma fase de mata-mata foram igualmente classificados em função do retrospecto (por exemplo em oitavas-de finais), fugindo do padrão internacional (vide Copa do Mundo) de atribuir a mesma (por ex. a 5ª, no caso) colocação a todos, já que não puderam se enfrentar.
4. A classificação entre grupos também foge do padrão internacional, onde somente a classificação relativa é utilizada, e raramente o critério de desempate absoluto para efeitos de classificação é utilizado (como caso dos 4 melhores terceiros colocados nas Copas com 24 times). Assim, clubes que tinham menos pontos mas várias posições a mais no seu grupo devido a um equilíbrio acabaram ficando pior classificados.
Erros lógicos
Uma análise mais aprofundada desta "convenção de pontos" mostra que o ranking da CBF possui dois erros lógicos que o impedem de cumprir seus pressupostos:1. A diferença na contagem de pontos (aritmética num caso e geométrica no outro) faz com que o título da Copa do Brasil tenha, na prática, um valor muito maior que o título do Campeonato Brasileiro;
2. O "degrau do 21º lugar", arbitrariamente aplicado a campeonatos que tiveram números de competidores muito desiguais, desequilibra toda a pontuação, em alguns casos chegando a "premiar" o rebaixamento.
A questão da diferença de contagem entre as duas competições se explica da seguinte forma: num ranking deste tipo, em que todos os clubes participantes são pontuados todo ano, o que importa não é o número absoluto conferido ao vencedor do título, mas a vantagem que ele obtém sobre os seus adversários por tê-lo conquistado.
O Campeão Brasileiro do ano ganha 60 pontos, mas o vice-campeão ganha 59 - portanto, o Campeão tem apenas 1 ponto de vantagem sobre o adversário mais próximo; na Copa do Brasil, em que a pontuação é geométrica, o campeão obtém 30 pontos, mas o vice fica com apenas 20 - 10 pontos a menos que o vencedor. É fácil concluir: na prática, o ranking da CBF dá 10 vezes mais vantagem para quem ganhar a Copa do Brasil do que para o Campeão Brasileiro do ano.
Por exemplo: se um time A ganhasse 9 vezes seguidas o Campeonato e no décimo ano fosse vice da Copa, enquanto o time B ficasse de vice no Campeonato por 9 vezes e depois vencesse a Copa, a pontuação da década seria a seguinte:
- Time A: 9 x 60 = 540; + 20 = 560 pontos
- Time B: 9 x 59 = 531; + 30 = 561 pontos
Outro exemplo: se um time A ganhasse o Campeonato Brasileiro e fosse vice da Copa, enquanto o time B ficasse em 10º no Campeonato Brasileiro, e depois vencesse a Copa, a pontuação seria a seguinte:
- Time A: 60 + 20 = 80 pontos (1º na competição mais importante e 2º na de menor importância)
- Time B: 51 + 30 = 81 pontos (10º na competição mais importante e 1º na de menor importância)
Consequências
Estes erros lógicos já provocaram vários tipos de distorções na contagem de pontos. Seguem-se alguns exemplos:- 1º exemplo
No mesmo ano, o Cruzeiro venceu a Copa do Brasil [2] e foi apenas 15º no Brasileiro - fez 76 pontos.
- 2º exemplo
Entre 2004 [6] e 2005,[7] o Grêmio foi 24º e novamente caiu, voltando à série A no ano seguinte, mas desta vez com méritos, como 1º lugar da Série B.
Em função do "degrau do 21º", o Grêmio fez 74 pontos no biênio 1991-92, e apenas 44 pontos em 2004-05.
- 3º exemplo
Neste mesmo período de 3 anos, o Vasco teve colocações abaixo da média do Inter: 20º lugar em 1975, 12º em 1976 e de novo 12º em 1977, sem nunca baixar do 20º lugar.
Resultado: entre 1975-77, o Inter fez 124 pontos e o Vasco, 139.
Ou seja: num período de 3 anos, o clube que foi bicampeão teve, no ranking da CBF, 15 pontos a menos do que um clube que não passou do 12º lugar.
- 4º exemplo
Como nunca baixou do 20º lugar, o Botafogo recebeu, por sua performance destes 3 anos, um total de 135 pontos. O Corinthians, bicampeão no período, teve apenas 124 pontos.
Na verdade esse exemplo teórico não aconteceu pois o 2000 não foi computado no ranking da CBF, poupando assim ao Corinthians uma perda relativa de mais de 40 pontos que o levaria do 2º ao 5º lugar de uma só vez.
- 5º exemplo
Ou seja: o Campeão Brasileiro teve menos pontos que um time rebaixado no mesmo ano, apenas porque este foi vice-campeão da Copa.
- 6º exemplo
Internacional e São Paulo, além de Corinthians, Palmeiras, Goiás e Paulista, foram impedidos de participar da Copa do Brasil por estarem disputando a Libertadores, que não conta pontos para a CBF.
As 10 maiores pontuações do Ranking da CBF em 2006:
- 1º) Flamengo, 80 pontos;
- 2º) Vasco, 75 pontos;
- 3º) Santos, 62 pontos;
- 4º) São Paulo e Grêmio, 60 pontos;
- 6º) Internacional, 59 pontos;
- 7º) Paraná, Cruzeiro e Fluminense, 56 pontos;
- 10º) Figueirense, 54 pontos.
- 7º exemplo
O Flamengo (vencedor da Copa do Brasil 2006) fez 194 pontos nestes 3 anos, em que foi 11º, 3º e 5º colocado no Campeonato Brasileiro. Entre 2006 e 2008, o Flamengo fez 14 pontos a mais que o São Paulo.
O Fluminense (vencedor da Copa 2007 [20] e semifinalista em 2006) fez 190 pontos, mesmo tendo ficado em 15º, 4º e 14º nos Campeonatos Brasileiros do período. Fez, portanto, 10 pontos a mais que o São Paulo.
E o Vasco (vice da Copa 2006 e semifinalista em 2008) [21] fez 181 pontos. Apesar de ter ficado em 6º, 10º e 18º (e rebaixado) no Campeonato Brasileiro, fez 1 ponto a mais que o tri-campeão.
O ranking atualizado
- Os 349 melhores classificados no ranking da CBF
-
Ver página anexa: Anexo:Histórico do Ranking da CBF
| Pos. | Clube | UF | Pontos | ||
|---|---|---|---|---|---|
| Em 2010 | Comparados aos de 2009 | Em 2010 | Comparados aos de 2009 | ||
| 1º | Grêmio | 2 159 | +67 | ||
| 2º | Corinthians | 2 137 | +58 | ||
| 3º | Flamengo | 2 086 | +47 | ||
| 3º | ▲ (1) | Vasco da Gama | 2 086 | +55 | |
| 5º | São Paulo | 2 049 | +52 | ||
| 6º | Atlético Mineiro | 2 032 | +53 | ||
| 7º | Palmeiras | 2 012 | +56 | ||
| 8º | Internacional | 1 996 | +54 | ||
| 9º | Cruzeiro | 1 950 | +59 | ||
| 10º | Santos | 1 829 | +83 | ||
| 11º | Fluminense | 1 723 | +65 | ||
| 12º | Botafogo | 1 672 | +57 | ||
| 13º | Goiás | 1 523 | +45 | ||
| 14º | ▲ (1) | Guarani | 1 516 | +46 | |
| 15º | ▼ (1) | Coritiba | 1 515 | +42 | |
| 16º | Sport | 1 501 | +38 | ||
| 17º | Portuguesa | 1 405 | +39 | ||
| 18º | Atlético Paranaense | 1 379 | +59 | ||
| 19º | Bahia | 1 358 | +40 | ||
| 20º | Vitória | 1 355 | +64 | ||
| 21º | Náutico | 1 207 | +30 | ||
| 22º | Santa Cruz | 1 140 | +4 | ||
| 23º | Paraná | 1 080 | +36 | ||
| 24º | ▲ (1) | Ceará | 1 055 | +50 | |
| 25º | ▼ (1) | Ponte Preta | 1 047 | +29 | |
| 26º | Juventude | 867 | +2 | ||
| 27º | Remo | 855 | +3 | ||
| 28º | ▲ (1) | América | 725 | +22 | |
| 29º | ▼ (1) | Fortaleza | 724 | +11 | |
| 30º | Criciúma | 706 | +18 | ||
| 31º | Paysandu | 672 | +17 | ||
| 32º | Londrina | 631 | +1 | ||
| 33º | ▲ (1) | América | 614 | +37 | |
| 34º | ▲ (2) | Figueirense | 601 | +39 | |
| 35º | ▼ (2) | Joinville | 589 | +6 | |
| 36º | ▼ (1) | CRB | 580 | +10 | |
| 37º | ▲ (1) | Bragantino | 566 | +33 | |
| 38º | ▼ (1) | Botafogo | 555 | +1 | |
| 39º | ▲ (2) | Avaí | 540 | +49 | |
| 40º | ▼ (1) | Operário | 532 | 0 | |
| 41º | ▼ (1) | Desportiva | 509 | 0 | |
| 42º | ▲ (2) | São Caetano | 494 | +31 | |
| 43º | ▲ (2) | Vila Nova | 485 | +25 | |
| 44º | ▼ (2) | Americano | 482 | 0 | |
| 45º | ▼ (2) | America | 478 | +1 | |
| 46º | ▲ (6) | Atlético Goianiense | 418 | +55 | |
| 47º | ▼ (1) | Gama | 405 | +1 | |
| 48º | ▼ (1) | CSA | 394 | +1 | |
| 48º | ▲ (2) | Santo André | 394 | +23 | |
| 50º | ▲ (1) | ABC | 389 | +20 | |
| 51º | ▼ (3) | Anapolina | 387 | 0 | |
| 52º | ▼ (3) | Caxias | 377 | +1 | |
| 53º | Tuna Luso | 357 | 0 | ||
| 54º | Bangu | 339 | 0 | ||
| 55º | Juventus | 334 | 0 | ||
| 56º | XV de Piracicaba | 314 | 0 | ||
| 57º | ▲ (1) | Central | 312 | +2 | |
| 57º | Nacional | 312 | +1 | ||
| 59º | Moto Club | 304 | 0 | ||
| 60º | ▲ (1) | Brasiliense | 295 | +25 | |
| 61º | ▼ (1) | Treze | 273 | +2 | |
| 62º | União São João | 267 | 0 | ||
| 63º | Botafogo | 265 | 0 | ||
| 64º | Sampaio Corrêa | 264 | +4 | ||
| 65º | Marília | 260 | +1 | ||
| 66º | Paulista | 255 | 0 | ||
| 67º | Inter de Limeira | 247 | 0 | ||
| 68º | Uberlândia | 232 | 0 | ||
| 69º | ▲ (3) | Ipatinga | 216 | +22 | |
| 70º | ▼ (1) | Catuense | 206 | 0 | |
| 71º | ▼ (1) | Sergipe | 204 | 0 | |
| 72º | ▼ (1) | São Raimundo | 198 | 0 | |
| 73º | Mogi Mirim | 189 | 0 | ||
| 74º | Rio Negro | 183 | 0 | ||
| 75º | Volta Redonda | 176 | 0 | ||
| 76º | ▲ (13) | Grêmio Barueri | 173 | +41 | |
| 77º | ▼ (1) | Mixto | 171 | +1 | |
| 78º | ▼ (1) | Confiança | 170 | +2 | |
| 78º | ▲ (4) | Uberaba | 170 | +7 | |
| 80º | ▼ (2) | Maranhão | 166 | 0 | |
| 81º | ▼ (1) | Campinense | 165 | +1 | |
| 81º | ▼ (2) | Ituano | 165 | 0 | |
| 83º | ▼ (3) | São José | 164 | 0 | |
| 84º | ▼ (1) | Brasil de Pelotas | 162 | +1 | |
| 85º | ▼ (1) | Ferroviário | 159 | 0 | |
| 86º | ▼ (1) | Grêmio Maringá | 154 | 0 | |
| 87º | ▼ (1) | Rio Branco | 142 | +1 | |
| 88º | ▼ (1) | América | 138 | 0 | |
| 88º | ▼ (1) | Ríver | 138 | 0 | |
| 90º | ▼ (1) | Tiradentes | 132 | 0 | |
| 91º | Goytacaz | 130 | 0 | ||
| 92º | ▲ (10) | ASA | 125 | +34 | |
| 93º | ▼ (1) | Comercial | 115 | 0 | |
| 94º | ▼ (1) | Comercial | 112 | 0 | |
| 94º | ▼ (1) | Itumbiara | 112 | 0 | |
| 96º | ▼ (1) | Operário Ferroviário | 110 | +11 | |
| 97º | ▲ (1) | Guarany de Sobral | 107 | +10 | |
| 98º | ▼ (2) | Rio Branco | 102 | +1 | |
| 99º | ▼ (2) | Ferroviária | 99 | 0 | |
| 100º | ▼ (2) | Campo Grande | 97 | 0 | |
| 101º | ▼ (1) | Itabaiana | 96 | 0 | |
| 102º | ▼ (1) | Novo Hamburgo | 95 | 0 | |
| 103º | Fluminense de Feira | 90 | +1 | ||
| 104º | ▼ (1) | Tupi | 88 | +1 | |
| 104º | Villa Nova | 88 | 0 | ||
| 106º | ▲ (15) | Icasa | 86 | +29 | |
| 107º | ▼ (1) | Goiânia | 83 | 0 | |
| 107º | ▼ (1) | Novorizontino | 83 | 0 | |
| 109° | ▲ (21) | Duque de Caxias | 80 | +30 | |
| 110º | ▲ (4) | Chapecoense | 79 | +16 | |
| 110º | ▼ (2) | Goiatuba | 79 | 0 | |
| 112º | ▼ (3) | Noroeste | 77 | 0 | |
| 113º | ▼ (3) | São Bento | 76 | 0 | |
| 114º | ▼ (3) | Itaperuna | 75 | 0 | |
| 115º | ▼ (3) | União Rondonópolis | 74 | 0 | |
| 116º | ▼ (3) | Anápolis | 70 | 0 | |
| 117º | ▼ (3) | Blumenau | 63 | 0 | |
| 117º | ▲ (1) | Flamengo | 63 | +2 | |
| 119º | Brasília | 62 | +2 | ||
| 119º | ▼ (3) | Inter de Santa Maria | 62 | 0 | |
| 119º | ▼ (3) | Itabuna | 62 | 0 | |
| 122º | ▼ (3) | Marcílio Dias | 61 | +1 | |
| 123° | ▲ (30) | Americana | 58 | +26 | |
| 124º | ▼ (3) | Rio Branco | 57 | 0 | |
| 125º | ▼ (3) | Auto Esporte | 56 | 0 | |
| 125º | ▼ (2) | Operário | 56 | 0 | |
| 125º | ▼ (2) | Taguatinga | 56 | 0 | |
| 125º | ▼ (2) | Valerio | 56 | 0 | |
| 125º | ▲ (2) | Vitória | 56 | +1 | |
| 130º | ▼ (2) | União Bandeirante | 54 | 0 | |
| 131º | ▼ (2) | Ji-Paraná | 51 | 0 | |
| 132º | Guará | 48 | 0 | ||
| 132º | ▼ (1) | Piauí | 48 | 0 | |
| 134º | ▼ (1) | XV de Jaú | 46 | 0 | |
| 135º | ▼ (1) | União Barbarense | 44 | 0 | |
| 136º | ▼ (1) | Imperatriz | 43 | 0 | |
| 137º | ▼ (1) | Estrela do Norte | 40 | 0 | |
| 137º | ▼ (1) | Francana | 40 | 0 | |
| 137º | ▼ (1) | Olaria | 40 | 0 | |
| 140º | ▼ (1) | Barra do Garças | 39 | 0 | |
| 140º | ▼ (1) | Esportivo | 39 | 0 | |
| 142º | ▼ (1) | Esportivo de Passos | 37 | 0 | |
| 142º | ▲ (1) | Potiguar de Mossoró | 37 | +1 | |
| 142º | ▼ (1) | Tiradentes | 37 | 0 | |
| 145º | ▼ (2) | Serra | 36 | 0 | |
| 146º | ▲ (34) | Águia de Marabá | 34 | +13 | |
| 146º | ▼ (1) | Atlético de Alagoinhas | 34 | 0 | |
| 146º | ▼ (1) | Cascavel | 34 | 0 | |
| 146º | ▲ (9) | Corinthians | 34 | +3 | |
| 146º | ▼ (1) | Corumbaense | 34 | 0 | |
| 146º | ▲ (53) | Boa Esporte | 34 | +20 | |
| 146º | ▼ (1) | Leônico | 34 | 0 | |
| 146º | ▲ (3) | Picos | 34 | +1 | |
| 146º | ▲ (47) | Salgueiro | 34 | +17 | |
| 155º | ▼ (6) | Palmas | 33 | 0 | |
| 155º | ▼ (6) | Porto | 33 | 0 | |
| 155º | ▼ (6) | Santa Cruz | 33 | 0 | |
| 158º | ▼ (5) | São Paulo | 32 | 0 | |
| 159º | ▼ (4) | Colatina | 31 | 0 | |
| 159º | ▼ (4) | Democrata-GV | 31 | 0 | |
| 159º | ▼ (4) | Limoeiro | 31 | 0 | |
| 162º | ▼ (3) | Atlético Sorocaba | 29 | 0 | |
| 162º | ▼ (3) | Canoas | 29 | 0 | |
| 162º | ▼ (3) | Fast Clube | 29 | 0 | |
| 162º | ▲ (1) | Iraty | 29 | +1 | |
| 162º | ▼ (3) | Ypiranga | 29 | 0 | |
| 167º | ▼ (4) | Sobradinho | 28 | 0 | |
| 168º | ▼ (2) | Corinthians | 27 | +1 | |
| 168º | ▼ (3) | Linhares | 27 | 0 | |
| 168º | ▲ (40) | Macaé | 27 | +16 | |
| 171º | ▼ (5) | 15 de Novembro | 26 | 0 | |
| 171º | ▼ (5) | Bonsucesso | 26 | 0 | |
| 171º | ▼ (5) | Serrano | 26 | 0 | |
| 171º | ▼ (5) | Tubarão | 26 | 0 | |
| 175º | ▼ (4) | América | 25 | 0 | |
| 175º | ▼ (1) | Atlético Roraima | 25 | +1 | |
| 175º | ▼ (4) | Dom Bosco | 25 | 0 | |
| 175º | ▼ (4) | Matsubara | 25 | 0 | |
| 179º | ▼ (5) | Coruripe | 24 | 0 | |
| 179º | ▼ (5) | CRAC | 24 | 0 | |
| 181º | ▼ (4) | Corintians de Caicó | 23 | 0 | |
| 182º | ▼ (5) | Baraúnas | 22 | 0 | |
| 182º | ▼ (2) | CENE | 22 | +1 | |
| 182º | ▼ (4) | Serrano | 22 | 0 | |
| 185º | ▼ (3) | Juazeiro | 20 | 0 | |
| 185º | ▲ (47) | Luverdense | 20 | +17 | |
| 185º | ▲ (18) | Madureira | 20 | +8 | |
| 185º | ▼ (3) | Nacional de Itumbiara | 20 | 0 | |
| 185º | ▼ (3) | Vitória | 20 | 0 | |
| 190º | ▼ (4) | Ceilândia | 19 | +1 | |
| 190º | ▼ (5) | Manchete | 19 | 0 | |
| 192º | ▼ (4) | Barras | 18 | 0 | |
| 192º | ▼ (4) | Cabofriense | 18 | 0 | |
| 192º | ▼ (4) | Democrata-SL | 18 | 0 | |
| 192º | ▼ (4) | Nacional de Patos | 18 | 0 | |
| 192º | ▼ (4) | Rio Branco | 18 | 0 | |
| 192º | ▼ (4) | Ubiratan | 18 | 0 | |
| 198º | ▼ (2) | Alecrim | 16 | +1 | |
| 198º | ▼ (4) | Ananindeua | 16 | 0 | |
| 198º | ▼ (4) | Lagartense | 16 | 0 | |
| 198º | ▲ (3) | Vila Aurora | 16 | +3 | |
| 202º | ▼ (6) | Grêmio Coariense | 15 | 0 | |
| 202º | ▼ (6) | Pedrabranca | 15 | 0 | |
| 204º | ▼ (5) | Maruinense | 14 | 0 | |
| 205º | ▼ (4) | Estudantes | 13 | 0 | |
| 205º | ▲ (3) | São Raimundo | 13 | +2 | |
| 207º | ▼ (4) | CEUB | 12 | 0 | |
| 207º | ▼ (4) | CFZ de Brasília | 12 | 0 | |
| 207º | ▼ (4) | Itapipoca | 12 | 0 | |
| 207º | ▲ (1) | Pelotas | 12 | +1 | |
| 207º | ▼ (4) | Rio Pardo | 12 | 0 | |
| 212º | ▲ (131) | América | 11 | +10 | |
| 212º | ▲ (56) | Araguaína | 11 | +8 | |
| 212º | ▼ (4) | Caldense | 11 | 0 | |
| 212º | ▼ (4) | Galícia | 11 | 0 | |
| 212º | ▼ (4) | Herman Aichinger | 11 | 0 | |
| 212º | ▼ (4) | Independência | 11 | 0 | |
| 212º | ▼ (4) | Izabelense | 11 | 0 | |
| 212º | ▼ (4) | 4 de Julho | 11 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Ariquemes | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Atlético Acreano | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Brusque | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Corinthians de Prudente | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Guarani | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Macapá | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | Paranavaí | 10 | 0 | |
| 220º | ▼ (3) | São Borja | 10 | 0 | |
| 228º | ▼ (3) | Abaeté | 9 | 0 | |
| 228º | ▼ (3) | Baré | 9 | 0 | |
| 228º | ▼ (3) | Botafogo | 9 | 0 | |
| 228º | ▼ (3) | Kaburé | 9 | 0 | |
| 232º | Cristal | 8 | +1 | ||
| 232º | ▼ (3) | Friburguense | 8 | 0 | |
| 232º | ▼ (3) | Paraíso | 8 | 0 | |
| 232º | ▲ (7) | São José | 8 | +2 | |
| 232º | ▼ (3) | Tocantinópolis | 8 | 0 | |
| 237º | ▼ (5) | Chapadão | 7 | 0 | |
| 237º | ▼ (5) | Montes Claros | 7 | 0 | |
| 237º | ▼ (5) | Parnahyba | 7 | 0 | |
| 237º | ▼ (5) | Rio Branco | 7 | 0 | |
| 237º | ▼ (5) | Rio Negro | 7 | 0 | |
| 242º | ▼ (3) | Amapá | 6 | 0 | |
| 242º | ▲ (5) | Araguaia | 6 | +1 | |
| 242º | ▼ (3) | Auto Esporte | 6 | 0 | |
| 242º | ▼ (3) | Capelense | 6 | 0 | |
| 242º | ▼ (3) | Juventude | 6 | 0 | |
| 242º | ▼ (3) | Paulistano | 6 | 0 | |
| 242º | ▼ (3) | Santa Rosa | 6 | 0 | |
| 242º | ▼ (3) | São José | 6 | 0 | |
| 242º | ▲ (5) | Sousa | 6 | +1 | |
| 242º | ▼ (3) | URT | 6 | 0 | |
| 252º | ▼ (5) | Atlético Cajazeirense | 5 | 0 | |
| 252º | ▼ (5) | Cori-Sabbá | 5 | 0 | |
| 252º | ▼ (5) | Dom Pedro | 5 | 0 | |
| 252º | ▲ (5) | Juventus | 5 | +1 | |
| 252º | ▼ (5) | Portuguesa Santista | 5 | 0 | |
| 252º | ▼ (5) | Santa Cruz | 5 | 0 | |
| 252º | ▼ (5) | São Raimundo | 5 | 0 | |
| 252º | ▼ (5) | Vasco | 5 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | ADAP/Galo | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Ceilandense | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Cianorte | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Colo Colo | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Cuiabá | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Roma | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Santos | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Sorriso | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Trem | 4 | 0 | |
| 260º | ▼ (3) | Ulbra Ji-Paraná | 4 | 0 | |
| 260º | ▲ (31) | Vilhena | 4 | +2 | |
| 271º | ▼ (3) | Águia Negra | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Alvorada | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Andirá | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Progresso | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Bacabal | 3 | 0 | |
| 271º | ▲ (20) | Camaçari | 3 | +1 | |
| 271º | ▼ (3) | Castanhal | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Caxiense | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Douradense | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Foz do Iguaçu | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Glória | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Gurupi | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Independente | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Interporto | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Grêmio Jaciara | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Mineiros | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Mirassol | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Poções | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | São Francisco | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | São Gabriel | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | São Gonçalo | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | Sinop | 3 | 0 | |
| 271º | ▼ (3) | União Araguainense | 3 | 0 | |
| 271º | ▲ (20) | Ypiranga de Erechim | 3 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | ADESG | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Alegrense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | América | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Batel | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Botafogo | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Cacerense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Cachoeiro | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | União Cacoalense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Caiçara | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Caldas | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Catanduvense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Caxias | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | CFA | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Coxim | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Genus | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Guarany de Bagé | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Guarapari | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Holanda | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Ibiraçu | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Independente | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Grêmio Inhumense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Ipitanga | 2 | 0 | |
| 295º | ▲ (48) | Ivinhema | 2 | +1 | |
| 295º | ▼ (4) | Jaguaré | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Jataiense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Juventus | 2 | 0 | |
| 295º | DEBUT | JV Lideral | 2 | DEBUT | |
| 295º | ▲ (48) | Metropolitano | 2 | +1 | |
| 295º | ▼ (4) | Misto | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Muniz Freire | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Nacional | 2 | 0 | |
| 295º | ▲ (48) | Naviraiense | 2 | +1 | |
| 295º | ▼ (4) | Novo Horizonte | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Palmares | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Pinheiros | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Pirambu | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Planaltina | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Ponta Grossa | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Pontaporanense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Portuguesa | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Princesa do Solimões | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Prudentópolis | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Rioverdense | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Santa Inês | 2 | 0 | |
| 295º | ▲ (48) | São Mateus | 2 | +1 | |
| 295º | ▼ (4) | Sertãzinho | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Sport Belém | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Sul América | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Taveirópolis | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Tiradentes | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Tocantins de Palmas | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | União Itaberaí | 2 | 0 | |
| 295º | ▼ (4) | Viana | 2 | 0 | |
| 295º | DEBUT | Votoraty | 2 | DEBUT | |
| 295º | ▼ (4) | Ypiranga | 2 | 0 | |
| 350º | ▼ (7) | América | 1 | 0 | |
| 350º | Araçatuba | 1 | |||
| 350º | ASSU | 1 | |||
| 350º | Atlético Tricordiano | 1 | |||
| 350º | Bandeirante | 1 | |||
| 350º | Barra | 1 | |||
| 350º | Barra de Teresópolis | 1 | |||
| 350º | Barra Mansa | 1 | |||
| 350º | Batalhense | 1 | |||
| 350º | Bayer | 1 | |||
| 350º | Boavista | 1 | |||
| 350º | Bragantino | 1 | |||
| 350º | Caçadorense | 1 | |||
| 350º | Cametá | 1 | |||
| 350º | Centro Limoeirense | 1 | |||
| 350º | Cerâmica | 1 | |||
| 350º | CFZ do Rio | 1 | |||
| 350º | Chapadinha | 1 | |||
| 350º | Colinas | 1 | |||
| 350º | Coroatá | 1 | |||
| 350º | CTE Colatina | 1 | |||
| 350º | Engenheiro Beltrão | 1 | |||
| 350º | Fabril | 1 | |||
| 350º | Flamengo | 1 | |||
| 350º | Gaúcho | 1 | |||
| 350º | GAS | 1 | |||
| 350º | Guajará | 1 | |||
| 350º | Guarabira | 1 | |||
| 350º | Horizonte | 1 | |||
| 350º | Itacuruba | 1 | |||
| 350º | Jaruense | 1 | |||
| 350º | Joaçaba | 1 | |||
| 350º | Lages | 1 | |||
| 350º | Legião | 1 | |||
| 350º | Linense | 1 | |||
| 350º | Luziânia | 1 | |||
| 350º | Mamoré | 1 | |||
| 350º | Matonense | 1 | |||
| 350º | Nacional | 1 | |||
| 350º | Náuas | 1 | |||
| 350º | Oeste | 1 | |||
| 350º | Palmeiras do Nordeste | 1 | |||
| 350º | Paranoá | 1 | |||
| 350º | Passo Fundo | 1 | |||
| 350º | Pauferrense | 1 | |||
| 350º | Petrolina | 1 | |||
| 350º | Porto Velho | 1 | |||
| 350º | Potyguar de Currais Novos | 1 | |||
| 350º | Quixadá | 1 | |||
| 350º | Real Clube | 1 | |||
| 350º | Rio Branco | 1 | |||
| 350º | Rio Claro | 1 | |||
| 350º | River Plate | 1 | |||
| 350º | Sãocarlense | 1 | |||
| 350º | Santa Cruz | 1 | |||
| 350º | São Domingos | 1 | |||
| 350º | São Luiz | 1 | |||
| 350º | Serrano | 1 | |||
| 350º | Sete de Setembro | 1 | |||
| 350º | Social | 1 | |||
| 350º | Tigres do Brasil | 1 | |||
| 350º | Tiradentes | 1 | |||
| 350º | Tocantins | 1 | |||
| 350º | Toledo | 1 | |||
| 350º | Unibol | 1 | |||
| 350º | Vênus | 1 | |||
| 350º | Vera Cruz | 1 | |||
| 350º | Veranópolis | 1 | |||
| 350º | Vilavelhense | 1 | |||
| 350º | Vitória da Conquista | 1 | |||
O ranking das federações
- As federações estaduais no ranking da CBF
| Pos. | Federação | Pontos | Clubes no ranking | Vagas na Copa | Vagas na Série D | ||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Em 2011 | Comparados aos de 2010 | Em 2011 | Comparados aos de 2010 | ||||
| 1 | 17.263 | +522 | 46 | 3 | 2 | ||
| 2 | 9.594 | +280 | 27 | ||||
| 3 | 5.936 | +129 | 25 | ||||
| 4 | 5.611 | +199 | 22 | ||||
| 5 | 5.097 | +146 | 22 | ||||
| 6 | 4.319 | +91 | 19 | 2 | |||
| 7 | ▲ (1) | 3.217 | +125 | 18 | |||
| 8 | ▼ (1) | 3.215 | +106 | 18 | |||
| 9 | 2.695 | +130 | 16 | ||||
| 10 | 2.178 | +102 | 10 | 1 | |||
| 11 | 1.985 | +36 | 16 | ||||
| 12 | 1.219 | +46 | 11 | ||||
| 13 | 1.158 | +46 | 8 | ||||
| 14 | 998 | +30 | 18 | ||||
| 15 | 829 | +3 | 17 | ||||
| 16 | 795 | +4 | 10 | ||||
| 17 | 792 | +6 | 12 | ||||
| 18 | 754 | +11 | 9 | ||||
| 19 | 746 | +3 | 14 | ||||
| 20 | 506 | +4 | 9 | ||||
| 21 | 464 | +3 | 11 | ||||
| 22 | 430 | +18 | 15 | ||||
| 23 | 179 | +3 | 8 | 1 | |||
| 24 | ▲ (1) | 84 | +8 | 11 | |||
| 25 | ▼ (1) | 82 | +2 | 12 | |||
| 26 | 71 | +3 | 8 | ||||
| 27 | 50 | +1 | 6 | ||||
Ranking das regiões
- Esse ranking não é oficial, portanto, não é divulgado pela CBF.
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário