Pesquisar no blog (Google)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ranking é uma "classificação ordenada de acordo com critérios determinados". A palavra vem do inglês "rank", verbo que significa "estar em posição alta, estar próximo ao chefe".
Nas diferentes modalidades esportivas, rankings são organizados para classificar os competidores ao longo de vários campeonatos ou torneios. Os critérios variam conforme o esporte, o país, a época, entre outros quesitos - mas, ainda que sua aplicação seja sempre discutível, todo ranking busca sua legitimação em pressupostos objetivos.
Há basicamente dois tipos de rankings: os históricos e os de momento. Rankings históricos são cumulativos, e buscam classificar os competidores somando pontos em toda a história da competição. Rankings de momento referem-se apenas aos pontos conquistados pelos competidores num período recente, em geral os últimos 12 meses.

Rankings históricos do futebol brasileiro

O ranking de pontos

Até 2002, a CBF utilizava como ranking histórico para os clubes de futebol brasileiros o chamado Ranking de Pontos, que simplesmente somava os pontos ganhos pelos clubes em todas as edições do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Apesar da vantagem da simplicidade, este ranking tinha um problema grave: em seus 36 anos de história, o Campeonato Brasileiro de Futebol variou imensamente de tamanho e, portanto, de número de jogos. Por exemplo, em 1979, alguns times disputaram menos de dez jogos e chegaram às semifinais, ao passo que outros jogaram 19 jogos (conquistando muito mais pontos) e não atingiram a mesma fase.
Além disso, a própria contagem de pontos variou ao longo do tempo: cada vitória valia dois pontos até 1994 e, por determinação da Fifa, passou a valer três pontos a partir de 1995. Nos campeonatos de 1975 a 1978, vitórias por dois ou mais gols de diferença davam pontos extras ao vencedor. Assim como nestes, outras edições tiveram outras características. (Para mais detalhes, veja o artigo Campeonato Brasileiro de Futebol.)

O ranking de colocações

Para contornar estes problemas, a revista Placar instituiu no final dos anos 1980 o Ranking de Colocações, que consiste em dar sempre dez pontos para o campeão, nove pontos para o vice e assim sucessivamente até o décimo colocado em cada campeonato, que recebe um ponto.
Este critério resolve o problema das disparidades históricas entre os campeonatos, mas desconsidera outras competições, como a Copa do Brasil, que existe desde 1989, além da Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968 e do Robertão (1967-1970), que foi o embrião do Campeonato Brasileiro.

Outros rankings

Mais recentemente, outros órgãos de imprensa criaram outros rankings, em geral considerando não apenas as competições nacionais mas também as internacionais e, num movimento contrário, igualmente as competições estaduais e regionais.
Estes rankings são sem dúvida mais abrangentes, mas geram o problema da crescente subjetividade: como criar pontuações comparativamente justas entre diferentes competições, de âmbitos diferentes, em épocas diferentes?

O novo Ranking da CBF

Pressupostos

Em 2003, a CBF propôs a criação de um novo ranking histórico do futebol brasileiro, partindo dos seguintes pressupostos:
  • Considerar apenas as competições nacionais organizadas pela própria CBF;
  • Dar pontos para todos os clubes que participam das competições de cada ano;
  • Dar mais pontos para as equipes melhor colocadas nas competições mais importantes.

Convenção de pontos

A partir daí, criou-se uma "convenção de pontos" que funciona da seguinte maneira:

Campeonato Brasileiro

A cada ano, são conferidos 60 pontos ao Campeão Brasileiro e, de forma aritmética, pontuações cada vez menores para os demais competidores: 59 para o vice-campeão, 58 para o 3º lugar, etc., até o 20º lugar, que recebe 41 pontos; a partir do 21º lugar, há um "degrau", e todos os clubes recebem os mesmos 4 pontos, independentemente do número de competidores no Campeonato daquele ano.

Séries B e C

O mesmo vale para a Série B: o 1º lugar recebe 40 pontos, o 2º lugar recebe 39 pontos, etc, até o 20º lugar, que faz jus a 21 pontos; a partir do 21º lugar, apenas 2 pontos.
Na Série C, o 1º lugar faz 20 pontos, o 2º faz 19 pontos, etc, e do 20º lugar em diante todos os clubes fazem 1 ponto.

Copa do Brasil

Ao mesmo tempo, a Copa do Brasil dá 30 pontos ao seu vencedor e pontuações cada vez menores aos demais concorrentes, porém de forma geométrica: 20 pontos para o 2º lugar, 10 pontos para os semifinalistas, 5 para os que chegam às quartas de finais, 3 para os eliminados nas oitavas, 2 para os clubes da segunda fase e 1 para os da primeira fase.

Mudanças em 2009 a Série D

Aparentemente, a partir de 2009, com a criação da Série D, a CBF alterou os critérios de pontuação da Série C. Pelos novos critérios, os clubes classificados a partir do 10º lugar na Série C receberiam apenas 1 ponto. Na Série D, o 1º lugar faz 10 pontos, o 2º faz 9 pontos, até o 10º lugar, que juntamente com todos os demais clubes fazem 1 ponto. Isso é o que se pode deduzir pelo novo ranking divulgado em dezembro de 2009. Mas estes novos critérios não foram divulgados pela CBF.

Exceções

1. Além da inconsistência na pontuação entre campeonato e copa, a CBF não inclui a pontuação da Copa João Havelange de 2000. Isso porque apesar de reconhecer a legimitidade desse campeonato, considera que para efeitos estatísticos o campeonato não pode ser usado no ranking, pois não o organizou; e, essencialmente, o ranking CBF só tem o objetivo de determinar os participantes da Copa do Brasil do ano seguinte (o que explica que muitos assumem erradamente o ranking ao pé da letra).
2. Do mesmo modo, no caso da Copa União de 1987, a CBF atribuiu o 3º e 4º lugar aos campeões do módulo verde (apesar de terem dado WO), mas não se sabe como foi estabelecida a classificação final dos 20 participantes dos dois módulos. Por indução, estima-se que, de maneira inconsistente, a CBF realmente considerou o módulo amarelo como uma segunda divisão para efeitos puramente estatísticos.
3. Finalmente, o critério histórico de classificação final do Campeonato Brasileiro desde 1971 é passível de crítica devido a uma interpretação errônea do regulamento da CBF por ela própria. Com efeito, em partidas de mata-mata, frequentemente o critério de desempate era o restrospecto na competição. Esse critério foi estendido à classificação final mesmo sem qualquer menção específica no regulamento, entre equipes que não puderam se defrontar. Assim sendo, uma equipe podia entrar em oitavas-de-final e perder uma semifinal ou teoricamente até uma final e se classificar abaixo da 9ª colocação.
4. Times eliminados na mesma fase de mata-mata foram igualmente classificados em função do retrospecto (por exemplo em oitavas-de finais), fugindo do padrão internacional (vide Copa do Mundo) de atribuir a mesma (por ex. a 5ª, no caso) colocação a todos, já que não puderam se enfrentar.
4. A classificação entre grupos também foge do padrão internacional, onde somente a classificação relativa é utilizada, e raramente o critério de desempate absoluto para efeitos de classificação é utilizado (como caso dos 4 melhores terceiros colocados nas Copas com 24 times). Assim, clubes que tinham menos pontos mas várias posições a mais no seu grupo devido a um equilíbrio acabaram ficando pior classificados.

Erros lógicos

Uma análise mais aprofundada desta "convenção de pontos" mostra que o ranking da CBF possui dois erros lógicos que o impedem de cumprir seus pressupostos:
1. A diferença na contagem de pontos (aritmética num caso e geométrica no outro) faz com que o título da Copa do Brasil tenha, na prática, um valor muito maior que o título do Campeonato Brasileiro;
2. O "degrau do 21º lugar", arbitrariamente aplicado a campeonatos que tiveram números de competidores muito desiguais, desequilibra toda a pontuação, em alguns casos chegando a "premiar" o rebaixamento.
A questão da diferença de contagem entre as duas competições se explica da seguinte forma: num ranking deste tipo, em que todos os clubes participantes são pontuados todo ano, o que importa não é o número absoluto conferido ao vencedor do título, mas a vantagem que ele obtém sobre os seus adversários por tê-lo conquistado.
O Campeão Brasileiro do ano ganha 60 pontos, mas o vice-campeão ganha 59 - portanto, o Campeão tem apenas 1 ponto de vantagem sobre o adversário mais próximo; na Copa do Brasil, em que a pontuação é geométrica, o campeão obtém 30 pontos, mas o vice fica com apenas 20 - 10 pontos a menos que o vencedor. É fácil concluir: na prática, o ranking da CBF dá 10 vezes mais vantagem para quem ganhar a Copa do Brasil do que para o Campeão Brasileiro do ano.
Por exemplo: se um time A ganhasse 9 vezes seguidas o Campeonato e no décimo ano fosse vice da Copa, enquanto o time B ficasse de vice no Campeonato por 9 vezes e depois vencesse a Copa, a pontuação da década seria a seguinte:
  • Time A: 9 x 60 = 540; + 20 = 560 pontos
  • Time B: 9 x 59 = 531; + 30 = 561 pontos
Ou seja: com essa forma de pontuação, é melhor ganhar 1 vez a Copa do que ganhar 9 vezes o Campeonato.
Outro exemplo: se um time A ganhasse o Campeonato Brasileiro e fosse vice da Copa, enquanto o time B ficasse em 10º no Campeonato Brasileiro, e depois vencesse a Copa, a pontuação seria a seguinte:
  • Time A: 60 + 20 = 80 pontos (1º na competição mais importante e 2º na de menor importância)
  • Time B: 51 + 30 = 81 pontos (10º na competição mais importante e 1º na de menor importância)
Ou seja: com essa forma de pontuação, é melhor ganhar a Copa do que ir bem no Campeonato.

Consequências

Estes erros lógicos já provocaram vários tipos de distorções na contagem de pontos. Seguem-se alguns exemplos:
1º exemplo
Em 1993, o Palmeiras foi campeão brasileiro [1] e chegou às quartas de final da Copa do Brasil - fez 65 pontos.
No mesmo ano, o Cruzeiro venceu a Copa do Brasil [2] e foi apenas 15º no Brasileiro - fez 76 pontos.
2º exemplo
Entre 1991 [3] e 1992,[4] o Grêmio foi 19º lugar na série A e 9º lugar na Série B, voltando à divisão principal graças a uma "virada de mesa".[5]
Entre 2004 [6] e 2005,[7] o Grêmio foi 24º e novamente caiu, voltando à série A no ano seguinte, mas desta vez com méritos, como 1º lugar da Série B.
Em função do "degrau do 21º", o Grêmio fez 74 pontos no biênio 1991-92, e apenas 44 pontos em 2004-05.
3º exemplo
O Internacional foi Bicampeão Brasileiro em 1975 [8] -76 [9] mas, em 1977,[10] acabou no 25º lugar. (O Campeonato de 77 teve 62 clubes e o aproveitamento do Inter naquele certame foi de 61,5% - superior, por exemplo, ao do terceiro colocado em 2005. [11])
Neste mesmo período de 3 anos, o Vasco teve colocações abaixo da média do Inter: 20º lugar em 1975, 12º em 1976 e de novo 12º em 1977, sem nunca baixar do 20º lugar.
Resultado: entre 1975-77, o Inter fez 124 pontos e o Vasco, 139.
Ou seja: num período de 3 anos, o clube que foi bicampeão teve, no ranking da CBF, 15 pontos a menos do que um clube que não passou do 12º lugar.
4º exemplo
Outra seqüência, esta mais recente: o Corinthians foi bicampeão brasileiro em 1998 [12] -99,[13] mas ficou apenas em 28º lugar em 2000 (num campeonato disputado por 116 clubes).[14] No mesmo período, o Botafogo foi 14º, 14º e 20º no campeonato.
Como nunca baixou do 20º lugar, o Botafogo recebeu, por sua performance destes 3 anos, um total de 135 pontos. O Corinthians, bicampeão no período, teve apenas 124 pontos.
Na verdade esse exemplo teórico não aconteceu pois o 2000 não foi computado no ranking da CBF, poupando assim ao Corinthians uma perda relativa de mais de 40 pontos que o levaria do 2º ao 5º lugar de uma só vez.
5º exemplo
Em 1991 [3] o São Paulo foi campeão brasileiro e não disputou a Copa do Brasil, fazendo 60 pontos, o máximo que poderia ter feito naquele ano; o Grêmio foi vice da Copa [15] e 19º no brasileiro. Apesar de rebaixado, fez ao todo 62 pontos.
Ou seja: o Campeão Brasileiro teve menos pontos que um time rebaixado no mesmo ano, apenas porque este foi vice-campeão da Copa.
6º exemplo
Em 2006, Internacional [16] e São Paulo [17] foram, em ordem alternada, campeão e vice das duas mais importantes competições da América do Sul. Mesmo assim, quem fez mais pontos no Ranking da CBF, novamente, foram o campeão e o vice da Copa do Brasil,[18] no caso, Flamengo e Vasco, respectivamente 11º e 6º colocado no Campeonato Brasileiro.
Internacional e São Paulo, além de Corinthians, Palmeiras, Goiás e Paulista, foram impedidos de participar da Copa do Brasil por estarem disputando a Libertadores, que não conta pontos para a CBF.
As 10 maiores pontuações do Ranking da CBF em 2006:
7º exemplo
Entre 2006 e 2008,[19] o São Paulo foi tri-campeão brasileiro. Como esteve sempre disputando a Libertadores, não pôde participar da Copa do Brasil nestes três anos. Fez, portanto, o número máximo de pontos que poderia fazer: 180 pontos em 3 anos. Mas o São Paulo foi apenas o quarto clube no ranking da CBF no mesmo período.
O Flamengo (vencedor da Copa do Brasil 2006) fez 194 pontos nestes 3 anos, em que foi 11º, 3º e 5º colocado no Campeonato Brasileiro. Entre 2006 e 2008, o Flamengo fez 14 pontos a mais que o São Paulo.
O Fluminense (vencedor da Copa 2007 [20] e semifinalista em 2006) fez 190 pontos, mesmo tendo ficado em 15º, 4º e 14º nos Campeonatos Brasileiros do período. Fez, portanto, 10 pontos a mais que o São Paulo.
E o Vasco (vice da Copa 2006 e semifinalista em 2008) [21] fez 181 pontos. Apesar de ter ficado em 6º, 10º e 18º (e rebaixado) no Campeonato Brasileiro, fez 1 ponto a mais que o tri-campeão.

O ranking atualizado

Os 349 melhores classificados no ranking da CBF
Ranking atualizado em 6 de dezembro e divulgado em 7 de dezembro de 2010 [22] [23] A tabela fornecida pela CBF, que está referenciada, contém um erro de classificação, sendo os clubes classificados na colocação 219º considerados 220º, está constatação foi verificada através de cálculos em planilhas, e corrigido na tabela abaixo.
Pos. Clube UF Pontos
Em 2010 Comparados aos de 2009 Em 2010 Comparados aos de 2009
Straight Line Steady.svg Grêmio Rio Grande do Sul RS 2 159 +67
Straight Line Steady.svg Corinthians São Paulo SP 2 137 +58
Straight Line Steady.svg Flamengo Rio de Janeiro RJ 2 086 +47
(1) Vasco da Gama Rio de Janeiro RJ 2 086 +55
Straight Line Steady.svg São Paulo São Paulo SP 2 049 +52
Straight Line Steady.svg Atlético Mineiro Minas Gerais MG 2 032 +53
Straight Line Steady.svg Palmeiras São Paulo SP 2 012 +56
Straight Line Steady.svg Internacional Rio Grande do Sul RS 1 996 +54
Straight Line Steady.svg Cruzeiro Minas Gerais MG 1 950 +59
10º Straight Line Steady.svg Santos São Paulo SP 1 829 +83
11º Straight Line Steady.svg Fluminense Rio de Janeiro RJ 1 723 +65
12º Straight Line Steady.svg Botafogo Rio de Janeiro RJ 1 672 +57
13º Straight Line Steady.svg Goiás Goiás GO 1 523 +45
14º (1) Guarani São Paulo SP 1 516 +46
15º (1) Coritiba Paraná PR 1 515 +42
16º Straight Line Steady.svg Sport Pernambuco PE 1 501 +38
17º Straight Line Steady.svg Portuguesa São Paulo SP 1 405 +39
18º Straight Line Steady.svg Atlético Paranaense Paraná PR 1 379 +59
19º Straight Line Steady.svg Bahia Bahia BA 1 358 +40
20º Straight Line Steady.svg Vitória Bahia BA 1 355 +64
21º Straight Line Steady.svg Náutico Pernambuco PE 1 207 +30
22º Straight Line Steady.svg Santa Cruz Pernambuco PE 1 140 +4
23º Straight Line Steady.svg Paraná Paraná PR 1 080 +36
24º (1) Ceará Ceará CE 1 055 +50
25º (1) Ponte Preta São Paulo SP 1 047 +29
26º Straight Line Steady.svg Juventude Rio Grande do Sul RS 867 +2
27º Straight Line Steady.svg Remo Pará PA 855 +3
28º (1) América Rio Grande do Norte RN 725 +22
29º (1) Fortaleza Ceará CE 724 +11
30º Straight Line Steady.svg Criciúma Santa Catarina SC 706 +18
31º Straight Line Steady.svg Paysandu Pará PA 672 +17
32º Straight Line Steady.svg Londrina Paraná PR 631 +1
33º (1) América Minas Gerais MG 614 +37
34º (2) Figueirense Santa Catarina SC 601 +39
35º (2) Joinville Santa Catarina SC 589 +6
36º (1) CRB Alagoas AL 580 +10
37º (1) Bragantino São Paulo SP 566 +33
38º (1) Botafogo São Paulo SP 555 +1
39º (2) Avaí Santa Catarina SC 540 +49
40º (1) Operário Mato Grosso do Sul MS 532 0
41º (1) Desportiva Espírito Santo (estado) ES 509 0
42º (2) São Caetano São Paulo SP 494 +31
43º (2) Vila Nova Goiás GO 485 +25
44º (2) Americano Rio de Janeiro RJ 482 0
45º (2) America Rio de Janeiro RJ 478 +1
46º (6) Atlético Goianiense Goiás GO 418 +55
47º (1) Gama Distrito Federal (Brasil) DF 405 +1
48º (1) CSA Alagoas AL 394 +1
48º (2) Santo André São Paulo SP 394 +23
50º (1) ABC Rio Grande do Norte RN 389 +20
51º (3) Anapolina Goiás GO 387 0
52º (3) Caxias Rio Grande do Sul RS 377 +1
53º Straight Line Steady.svg Tuna Luso Pará PA 357 0
54º Straight Line Steady.svg Bangu Rio de Janeiro RJ 339 0
55º Straight Line Steady.svg Juventus São Paulo SP 334 0
56º Straight Line Steady.svg XV de Piracicaba São Paulo SP 314 0
57º (1) Central Pernambuco PE 312 +2
57º Straight Line Steady.svg Nacional Amazonas AM 312 +1
59º Straight Line Steady.svg Moto Club Maranhão MA 304 0
60º (1) Brasiliense Distrito Federal (Brasil) DF 295 +25
61º (1) Treze Paraíba PB 273 +2
62º Straight Line Steady.svg União São João São Paulo SP 267 0
63º Straight Line Steady.svg Botafogo Paraíba PB 265 0
64º Straight Line Steady.svg Sampaio Corrêa Maranhão MA 264 +4
65º Straight Line Steady.svg Marília São Paulo SP 260 +1
66º Straight Line Steady.svg Paulista São Paulo SP 255 0
67º Straight Line Steady.svg Inter de Limeira São Paulo SP 247 0
68º Straight Line Steady.svg Uberlândia Minas Gerais MG 232 0
69º (3) Ipatinga Minas Gerais MG 216 +22
70º (1) Catuense Bahia BA 206 0
71º (1) Sergipe Sergipe SE 204 0
72º (1) São Raimundo Amazonas AM 198 0
73º Straight Line Steady.svg Mogi Mirim São Paulo SP 189 0
74º Straight Line Steady.svg Rio Negro Amazonas AM 183 0
75º Straight Line Steady.svg Volta Redonda Rio de Janeiro RJ 176 0
76º (13) Grêmio Barueri São Paulo SP 173 +41
77º (1) Mixto Mato Grosso MT 171 +1
78º (1) Confiança Sergipe SE 170 +2
78º (4) Uberaba Minas Gerais MG 170 +7
80º (2) Maranhão Maranhão MA 166 0
81º (1) Campinense Paraíba PB 165 +1
81º (2) Ituano São Paulo SP 165 0
83º (3) São José São Paulo SP 164 0
84º (1) Brasil de Pelotas Rio Grande do Sul RS 162 +1
85º (1) Ferroviário Ceará CE 159 0
86º (1) Grêmio Maringá Paraná PR 154 0
87º (1) Rio Branco Acre AC 142 +1
88º (1) América São Paulo SP 138 0
88º (1) Ríver Piauí PI 138 0
90º (1) Tiradentes Piauí PI 132 0
91º Straight Line Steady.svg Goytacaz Rio de Janeiro RJ 130 0
92º (10) ASA Alagoas AL 125 +34
93º (1) Comercial Mato Grosso do Sul MS 115 0
94º (1) Comercial São Paulo SP 112 0
94º (1) Itumbiara Goiás GO 112 0
96º (1) Operário Ferroviário Paraná PR 110 +11
97º (1) Guarany de Sobral Ceará CE 107 +10
98º (2) Rio Branco Espírito Santo (estado) ES 102 +1
99º (2) Ferroviária São Paulo SP 99 0
100º (2) Campo Grande Rio de Janeiro RJ 97 0
101º (1) Itabaiana Sergipe SE 96 0
102º (1) Novo Hamburgo Rio Grande do Sul RS 95 0
103º Straight Line Steady.svg Fluminense de Feira Bahia BA 90 +1
104º (1) Tupi Minas Gerais MG 88 +1
104º Straight Line Steady.svg Villa Nova Minas Gerais MG 88 0
106º (15) Icasa Ceará CE 86 +29
107º (1) Goiânia Goiás GO 83 0
107º (1) Novorizontino São Paulo SP 83 0
109° (21) Duque de Caxias Rio de Janeiro RJ 80 +30
110º (4) Chapecoense Santa Catarina SC 79 +16
110º (2) Goiatuba Goiás GO 79 0
112º (3) Noroeste São Paulo SP 77 0
113º (3) São Bento São Paulo SP 76 0
114º (3) Itaperuna Rio de Janeiro RJ 75 0
115º (3) União Rondonópolis Mato Grosso MT 74 0
116º (3) Anápolis Goiás GO 70 0
117º (3) Blumenau Santa Catarina SC 63 0
117º (1) Flamengo Piauí PI 63 +2
119º Straight Line Steady.svg Brasília Distrito Federal (Brasil) DF 62 +2
119º (3) Inter de Santa Maria Rio Grande do Sul RS 62 0
119º (3) Itabuna Bahia BA 62 0
122º (3) Marcílio Dias Santa Catarina SC 61 +1
123° (30) Americana São Paulo SP 58 +26
124º (3) Rio Branco São Paulo SP 57 0
125º (3) Auto Esporte Paraíba PB 56 0
125º (2) Operário Mato Grosso MT 56 0
125º (2) Taguatinga Distrito Federal (Brasil) DF 56 0
125º (2) Valerio Minas Gerais MG 56 0
125º (2) Vitória Espírito Santo (estado) ES 56 +1
130º (2) União Bandeirante Paraná PR 54 0
131º (2) Ji-Paraná Rondônia RO 51 0
132º Straight Line Steady.svg Guará Distrito Federal (Brasil) DF 48 0
132º (1) Piauí Piauí PI 48 0
134º (1) XV de Jaú São Paulo SP 46 0
135º (1) União Barbarense São Paulo SP 44 0
136º (1) Imperatriz Maranhão MA 43 0
137º (1) Estrela do Norte Espírito Santo (estado) ES 40 0
137º (1) Francana São Paulo SP 40 0
137º (1) Olaria Rio de Janeiro RJ 40 0
140º (1) Barra do Garças Mato Grosso MT 39 0
140º (1) Esportivo Rio Grande do Sul RS 39 0
142º (1) Esportivo de Passos Minas Gerais MG 37 0
142º (1) Potiguar de Mossoró Rio Grande do Norte RN 37 +1
142º (1) Tiradentes Distrito Federal (Brasil) DF 37 0
145º (2) Serra Espírito Santo (estado) ES 36 0
146º (34) Águia de Marabá Pará PA 34 +13
146º (1) Atlético de Alagoinhas Bahia BA 34 0
146º (1) Cascavel Paraná PR 34 0
146º (9) Corinthians Paraná PR 34 +3
146º (1) Corumbaense Mato Grosso do Sul MS 34 0
146º (53) Boa Esporte Minas Gerais MG 34 +20
146º (1) Leônico Bahia BA 34 0
146º (3) Picos Piauí PI 34 +1
146º (47) Salgueiro Pernambuco PE 34 +17
155º (6) Palmas Tocantins TO 33 0
155º (6) Porto Pernambuco PE 33 0
155º (6) Santa Cruz Rio Grande do Sul RS 33 0
158º (5) São Paulo Rio Grande do Sul RS 32 0
159º (4) Colatina Espírito Santo (estado) ES 31 0
159º (4) Democrata-GV Minas Gerais MG 31 0
159º (4) Limoeiro Ceará CE 31 0
162º (3) Atlético Sorocaba São Paulo SP 29 0
162º (3) Canoas Rio Grande do Sul RS 29 0
162º (3) Fast Clube Amazonas AM 29 0
162º (1) Iraty Paraná PR 29 +1
162º (3) Ypiranga Amapá AP 29 0
167º (4) Sobradinho Distrito Federal (Brasil) DF 28 0
168º (2) Corinthians Alagoas AL 27 +1
168º (3) Linhares Espírito Santo (estado) ES 27 0
168º (40) Macaé Rio de Janeiro RJ 27 +16
171º (5) 15 de Novembro Rio Grande do Sul RS 26 0
171º (5) Bonsucesso Rio de Janeiro RJ 26 0
171º (5) Serrano Bahia BA 26 0
171º (5) Tubarão Santa Catarina SC 26 0
175º (4) América Pernambuco PE 25 0
175º (1) Atlético Roraima Roraima RR 25 +1
175º (4) Dom Bosco Mato Grosso MT 25 0
175º (4) Matsubara Paraná PR 25 0
179º (5) Coruripe Alagoas AL 24 0
179º (5) CRAC Goiás GO 24 0
181º (4) Corintians de Caicó Rio Grande do Norte RN 23 0
182º (5) Baraúnas Rio Grande do Norte RN 22 0
182º (2) CENE Mato Grosso do Sul MS 22 +1
182º (4) Serrano Rio de Janeiro RJ 22 0
185º (3) Juazeiro Bahia BA 20 0
185º (47) Luverdense Mato Grosso MT 20 +17
185º (18) Madureira Rio de Janeiro RJ 20 +8
185º (3) Nacional de Itumbiara Goiás GO 20 0
185º (3) Vitória Pernambuco PE 20 0
190º (4) Ceilândia Distrito Federal (Brasil) DF 19 +1
190º (5) Manchete Pernambuco PE 19 0
192º (4) Barras Piauí PI 18 0
192º (4) Cabofriense Rio de Janeiro RJ 18 0
192º (4) Democrata-SL Minas Gerais MG 18 0
192º (4) Nacional de Patos Paraíba PB 18 0
192º (4) Rio Branco Paraná PR 18 0
192º (4) Ubiratan Mato Grosso do Sul MS 18 0
198º (2) Alecrim Rio Grande do Norte RN 16 +1
198º (4) Ananindeua Pará PA 16 0
198º (4) Lagartense Sergipe SE 16 0
198º (3) Vila Aurora Mato Grosso MT 16 +3
202º (6) Grêmio Coariense Amazonas AM 15 0
202º (6) Pedrabranca Rio Grande do Sul RS 15 0
204º (5) Maruinense Sergipe SE 14 0
205º (4) Estudantes Pernambuco PE 13 0
205º (3) São Raimundo Pará PA 13 +2
207º (4) CEUB Distrito Federal (Brasil) DF 12 0
207º (4) CFZ de Brasília Distrito Federal (Brasil) DF 12 0
207º (4) Itapipoca Ceará CE 12 0
207º (1) Pelotas Rio Grande do Sul RS 12 +1
207º (4) Rio Pardo Espírito Santo (estado) ES 12 0
212º (131) América Amazonas AM 11 +10
212º (56) Araguaína Tocantins TO 11 +8
212º (4) Caldense Minas Gerais MG 11 0
212º (4) Galícia Bahia BA 11 0
212º (4) Herman Aichinger Santa Catarina SC 11 0
212º (4) Independência Acre AC 11 0
212º (4) Izabelense Pará PA 11 0
212º (4) 4 de Julho Piauí PI 11 0
220º (3) Ariquemes Rondônia RO 10 0
220º (3) Atlético Acreano Acre AC 10 0
220º (3) Brusque Santa Catarina SC 10 0
220º (3) Corinthians de Prudente São Paulo SP 10 0
220º (3) Guarani Minas Gerais MG 10 0
220º (3) Macapá Amapá AP 10 0
220º (3) Paranavaí Paraná PR 10 0
220º (3) São Borja Rio Grande do Sul RS 10 0
228º (3) Abaeté Pará PA 9 0
228º (3) Baré Roraima RR 9 0
228º (3) Botafogo Distrito Federal (Brasil) DF 9 0
228º (3) Kaburé Tocantins TO 9 0
232º Straight Line Steady.svg Cristal Amapá AP 8 +1
232º (3) Friburguense Rio de Janeiro RJ 8 0
232º (3) Paraíso Tocantins TO 8 0
232º (7) São José Amapá AP 8 +2
232º (3) Tocantinópolis Tocantins TO 8 0
237º (5) Chapadão Mato Grosso do Sul MS 7 0
237º (5) Montes Claros Minas Gerais MG 7 0
237º (5) Parnahyba Piauí PI 7 0
237º (5) Rio Branco Minas Gerais MG 7 0
237º (5) Rio Negro Roraima RR 7 0
242º (3) Amapá Amapá AP 6 0
242º (5) Araguaia Mato Grosso MT 6 +1
242º (3) Auto Esporte Piauí PI 6 0
242º (3) Capelense Alagoas AL 6 0
242º (3) Juventude Mato Grosso MT 6 0
242º (3) Paulistano Pernambuco PE 6 0
242º (3) Santa Rosa Pará PA 6 0
242º (3) São José Rio Grande do Sul RS 6 0
242º (5) Sousa Paraíba PB 6 +1
242º (3) URT Minas Gerais MG 6 0
252º (5) Atlético Cajazeirense Paraíba PB 5 0
252º (5) Cori-Sabbá Piauí PI 5 0
252º (5) Dom Pedro Distrito Federal (Brasil) DF 5 0
252º (5) Juventus Acre AC 5 +1
252º (5) Portuguesa Santista São Paulo SP 5 0
252º (5) Santa Cruz Paraíba PB 5 0
252º (5) São Raimundo Roraima RR 5 0
252º (5) Vasco Acre AC 5 0
260º (3) ADAP/Galo Paraná PR 4 0
260º (3) Ceilandense Distrito Federal (Brasil) DF 4 0
260º (3) Cianorte Paraná PR 4 0
260º (3) Colo Colo Bahia BA 4 0
260º (3) Cuiabá Mato Grosso MT 4 0
260º (3) Roma Paraná PR 4 0
260º (3) Santos Amapá AP 4 0
260º (3) Sorriso Mato Grosso MT 4 0
260º (3) Trem Amapá AP 4 0
260º (3) Ulbra Ji-Paraná Rondônia RO 4 0
260º (31) Vilhena Rondônia RO 4 +2
271º (3) Águia Negra Mato Grosso do Sul MS 3 0
271º (3) Alvorada Tocantins TO 3 0
271º (3) Andirá Acre AC 3 0
271º (3) Progresso Roraima RR 3 0
271º (3) Bacabal Maranhão MA 3 0
271º (20) Camaçari Bahia BA 3 +1
271º (3) Castanhal Pará PA 3 0
271º (3) Caxiense Maranhão MA 3 0
271º (3) Douradense Mato Grosso do Sul MS 3 0
271º (3) Foz do Iguaçu Paraná PR 3 0
271º (3) Glória Rio Grande do Sul RS 3 0
271º (3) Gurupi Tocantins TO 3 0
271º (3) Independente Bahia BA 3 0
271º (3) Interporto Tocantins TO 3 0
271º (3) Grêmio Jaciara Mato Grosso MT 3 0
271º (3) Mineiros Goiás GO 3 0
271º (3) Mirassol São Paulo SP 3 0
271º (3) Poções Bahia BA 3 0
271º (3) São Francisco Pará PA 3 0
271º (3) São Gabriel Rio Grande do Sul RS 3 0
271º (3) São Gonçalo Rio Grande do Norte RN 3 0
271º (3) Sinop Mato Grosso MT 3 0
271º (3) União Araguainense Tocantins TO 3 0
271º (20) Ypiranga de Erechim Rio Grande do Sul RS 3 0
295º (4) ADESG Acre AC 2 0
295º (4) Alegrense Espírito Santo (estado) ES 2 0
295º (4) América Sergipe SE 2 0
295º (4) Batel Paraná PR 2 0
295º (4) Botafogo Bahia BA 2 0
295º (4) Cacerense Mato Grosso MT 2 0
295º (4) Cachoeiro Espírito Santo (estado) ES 2 0
295º (4) União Cacoalense Rondônia RO 2 0
295º (4) Caiçara Piauí PI 2 0
295º (4) Caldas Goiás GO 2 0
295º (4) Catanduvense São Paulo SP 2 0
295º (4) Caxias Santa Catarina SC 2 0
295º (4) CFA Rondônia RO 2 0
295º (4) Coxim Mato Grosso do Sul MS 2 0
295º (4) Genus Rondônia RO 2 0
295º (4) Guarany de Bagé Rio Grande do Sul RS 2 0
295º (4) Guarapari Espírito Santo (estado) ES 2 0
295º (4) Holanda Amazonas AM 2 0
295º (4) Ibiraçu Espírito Santo (estado) ES 2 0
295º (4) Independente Amapá AP 2 0
295º (4) Grêmio Inhumense Goiás GO 2 0
295º (4) Ipitanga Bahia BA 2 0
295º (48) Ivinhema Mato Grosso do Sul MS 2 +1
295º (4) Jaguaré Espírito Santo (estado) ES 2 0
295º (4) Jataiense Goiás GO 2 0
295º (4) Juventus Santa Catarina SC 2 0
295º DEBUT JV Lideral Maranhão MA 2 DEBUT
295º (48) Metropolitano Santa Catarina SC 2 +1
295º (4) Misto Mato Grosso do Sul MS 2 0
295º (4) Muniz Freire Espírito Santo (estado) ES 2 0
295º (4) Nacional São Paulo SP 2 0
295º (48) Naviraiense Mato Grosso do Sul MS 2 +1
295º (4) Novo Horizonte Goiás GO 2 0
295º (4) Palmares Rondônia RO 2 0
295º (4) Pinheiros Rondônia RO 2 0
295º (4) Pirambu Sergipe SE 2 0
295º (4) Planaltina Distrito Federal (Brasil) DF 2 0
295º (4) Ponta Grossa Paraná PR 2 0
295º (4) Pontaporanense Mato Grosso do Sul MS 2 0
295º (4) Portuguesa Rio de Janeiro RJ 2 0
295º (4) Princesa do Solimões Amazonas AM 2 0
295º (4) Prudentópolis Paraná PR 2 0
295º (4) Rioverdense Goiás GO 2 0
295º (4) Santa Inês Maranhão MA 2 0
295º (48) São Mateus Espírito Santo (estado) ES 2 +1
295º (4) Sertãzinho São Paulo SP 2 0
295º (4) Sport Belém Pará PA 2 0
295º (4) Sul América Amazonas AM 2 0
295º (4) Taveirópolis Mato Grosso do Sul MS 2 0
295º (4) Tiradentes Ceará CE 2 0
295º (4) Tocantins de Palmas Tocantins TO 2 0
295º (4) União Itaberaí Goiás GO 2 0
295º (4) Viana Maranhão MA 2 0
295º DEBUT Votoraty São Paulo SP 2 DEBUT
295º (4) Ypiranga Pernambuco PE 2 0
350º (7) América Paraíba PB 1 0
350º
Araçatuba São Paulo SP 1
350º
ASSU Rio Grande do Norte RN 1
350º
Atlético Tricordiano Minas Gerais MG 1
350º
Bandeirante Distrito Federal (Brasil) DF 1
350º
Barra Mato Grosso MT 1
350º
Barra de Teresópolis Rio de Janeiro RJ 1
350º
Barra Mansa Rio de Janeiro RJ 1
350º
Batalhense Alagoas AL 1
350º
Bayer Rio de Janeiro RJ 1
350º
Boavista Rio de Janeiro RJ 1
350º
Bragantino Pará PA 1
350º
Caçadorense Santa Catarina SC 1
350º
Cametá Pará PA 1
350º
Centro Limoeirense Pernambuco PE 1
350º
Cerâmica Rio Grande do Sul RS 1
350º
CFZ do Rio Rio de Janeiro RJ 1
350º
Chapadinha Maranhão MA 1
350º
Colinas Tocantins TO 1
350º
Coroatá Maranhão MA 1
350º
CTE Colatina Espírito Santo (estado) ES 1
350º
Engenheiro Beltrão Paraná PR 1
350º
Fabril Minas Gerais MG 1
350º
Flamengo Pernambuco PE 1
350º
Gaúcho Rio Grande do Sul RS 1
350º
GAS Roraima RR 1
350º
Guajará Rondônia RO 1
350º
Guarabira Paraíba PB 1
350º
Horizonte Ceará CE 1
350º
Itacuruba Pernambuco PE 1
350º
Jaruense Rondônia RO 1
350º
Joaçaba Santa Catarina SC 1
350º
Lages Santa Catarina SC 1
350º
Legião Distrito Federal (Brasil) DF 1
350º
Linense São Paulo SP 1
350º
Luziânia Distrito Federal (Brasil) DF 1
350º
Mamoré Minas Gerais MG 1
350º
Matonense São Paulo SP 1
350º
Nacional Paraná PR 1
350º
Náuas Acre AC 1
350º
Oeste São Paulo SP 1
350º
Palmeiras do Nordeste Bahia BA 1
350º
Paranoá Distrito Federal (Brasil) DF 1
350º
Passo Fundo Rio Grande do Sul RS 1
350º
Pauferrense Rio Grande do Norte RN 1
350º
Petrolina Pernambuco PE 1
350º
Porto Velho Rondônia RO 1
350º
Potyguar de Currais Novos Rio Grande do Norte RN 1
350º
Quixadá Ceará CE 1
350º
Real Clube Goiás GO 1
350º
Rio Branco Rio de Janeiro RJ 1
350º
Rio Claro São Paulo SP 1
350º
River Plate Sergipe SE 1
350º
Sãocarlense São Paulo SP 1
350º
Santa Cruz Rio Grande do Norte RN 1
350º
São Domingos Sergipe SE 1
350º
São Luiz Rio Grande do Sul RS 1
350º
Serrano Pernambuco PE 1
350º
Sete de Setembro Alagoas AL 1
350º
Social Minas Gerais MG 1
350º
Tigres do Brasil Rio de Janeiro RJ 1
350º
Tiradentes Pará PA 1
350º
Tocantins Maranhão MA 1
350º
Toledo Paraná PR 1
350º
Unibol Pernambuco PE 1
350º
Vênus Pará PA 1
350º
Vera Cruz Pernambuco PE 1
350º
Veranópolis Rio Grande do Sul RS 1
350º
Vilavelhense Espírito Santo (estado) ES 1
350º
Vitória da Conquista Bahia BA 1

O ranking das federações

As federações estaduais no ranking da CBF
Ranking de 6 de dezembro de 2010 [23]
Pos. Federação Pontos Clubes no ranking Vagas na Copa Vagas na Série D
Em 2011 Comparados aos de 2010 Em 2011 Comparados aos de 2010
1 Straight Line Steady.svg São Paulo São Paulo 17.263 +522 46 3 2
2 Straight Line Steady.svg Rio de Janeiro Rio de Janeiro 9.594 +280 27
3 Straight Line Steady.svg Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul 5.936 +129 25
4 Straight Line Steady.svg Minas Gerais Minas Gerais 5.611 +199 22
5 Straight Line Steady.svg Paraná Paraná 5.097 +146 22
6 Straight Line Steady.svg Pernambuco Pernambuco 4.319 +91 19 2
7 (1) Goiás Goiás 3.217 +125 18
8 (1) Bahia Bahia 3.215 +106 18
9 Straight Line Steady.svg Santa Catarina Santa Catarina 2.695 +130 16
10 Straight Line Steady.svg Ceará Ceará 2.178 +102 10 1
11 Straight Line Steady.svg Pará Pará 1.985 +36 16
12 Straight Line Steady.svg Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte 1.219 +46 11
13 Straight Line Steady.svg Alagoas Alagoas 1.158 +46 8
14 Straight Line Steady.svg Distrito Federal (Brasil) Distrito Federal 998 +30 18
15 Straight Line Steady.svg Espírito Santo (estado) Espírito Santo 829 +3 17
16 Straight Line Steady.svg Paraíba Paraíba 795 +4 10
17 Straight Line Steady.svg Maranhão Maranhão 792 +6 12
18 Straight Line Steady.svg Amazonas Amazonas 754 +11 9
19 Straight Line Steady.svg Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul 746 +3 14
20 Straight Line Steady.svg Sergipe Sergipe 506 +4 9
21 Straight Line Steady.svg Piauí Piauí 464 +3 11
22 Straight Line Steady.svg Mato Grosso Mato Grosso 430 +18 15
23 Straight Line Steady.svg Acre Acre 179 +3 8 1
24 (1) Tocantins Tocantins 84 +8 11
25 (1) Rondônia Rondônia 82 +2 12
26 Straight Line Steady.svg Amapá Amapá 71 +3 8
27 Straight Line Steady.svg Roraima Roraima 50 +1 6

Ranking das regiões

Esse ranking não é oficial, portanto, não é divulgado pela CBF.
Ranking de 6 de dezembro de 2010 [23]
Região Norte
Pos. Clube UF Pontos
Remo Pará PA 855
Paysandu Pará PA 672
Tuna Luso Pará PA 357
Nacional Amazonas AM 312
São Raimundo Amazonas AM 198
Rio Negro Amazonas AM 183
Rio Branco Acre AC 142
Ji-Paraná Rondônia RO 51
Águia de Marabá Pará PA 34
10º Palmas Tocantins TO 33

10 melhores da região 88,5% 2.837

Região Norte 100% 3.205

Região Nordeste
Pos. Clube UF Pontos
Sport Pernambuco PE 1 501
Bahia Bahia BA 1 358
Vitória Bahia BA 1 355
Náutico Pernambuco PE 1 207
Santa Cruz Pernambuco PE 1 140
Ceará Ceará CE 1 055
América Rio Grande do Norte RN 725
Fortaleza Ceará CE 724
CRB Alagoas AL 580
10º CSA Alagoas AL 394

10 melhores da região 68,5% 10.039

Região Nordeste 100% 14.646

Região Centro-Oeste
Pos. Clube UF Pontos
Goiás Goiás GO 1 523
Operário Mato Grosso do Sul MS 532
Vila Nova Goiás GO 485
Atlético Goianiense Goiás GO 418
Gama Distrito Federal (Brasil) DF 405
Anapolina Goiás GO 387
Brasiliense Distrito Federal (Brasil) DF 295
Mixto Mato Grosso MT 171
Comercial Mato Grosso do Sul MS 115
10º Itumbiara Goiás GO 112

10 melhores da região 82,4% 4.443

Região Centro-Oeste 100% 5.391
Região Sudeste
Pos. Clube UF Pontos
Corinthians São Paulo SP 2 137
Flamengo Rio de Janeiro RJ 2 086
Vasco da Gama Rio de Janeiro RJ 2 086
São Paulo São Paulo SP 2 049
Atlético Mineiro Minas Gerais MG 2 032
Palmeiras São Paulo SP 2 012
Cruzeiro Minas Gerais MG 1 950
Santos São Paulo SP 1 829
Fluminense Rio de Janeiro RJ 1 723
10º Botafogo Rio de Janeiro RJ 1 672

10 melhores da região 58,7% 19.576

Região Sudeste 100% 33.297

Região Sul
Pos. Clube UF Pontos
Grêmio Rio Grande do Sul RS 2 159
Internacional Rio Grande do Sul RS 1 996
Coritiba Paraná PR 1 515
Atlético Paranaense Paraná PR 1 379
Paraná Paraná PR 1 080
Juventude Rio Grande do Sul RS 867
Criciúma Santa Catarina SC 706
Londrina Paraná PR 631
Figueirense Santa Catarina SC 601
10º Joinville Santa Catarina SC 589

10 melhores da região 81,5% 11.196

Região Sul 100% 13.728

Nenhum comentário:

Postar um comentário